sábado, 17 de agosto de 2013

Foccacia em 2 versões - Alecrim e Tomate

Simplificar!
Tornar o difícil em algo fácil, isso é o que queremos.
Pois bem, fazer pão bom pode ser fácil.... muito fácil!
Sem deixar de ser bom, muito bom!
Ora espreitem lá....


Nas minhas viagens imaginárias passo com frequência por Itália, lá encontro sabores que me atraem pela sua simplicidade e riqueza. Foi o caso desta maravilhosa foccacia em duas versões, tomate cherry e alecrim.


Estudei diversas receitas de foccacia de forma a conseguir adaptar à máquina de fazer pão.
O resultado está à vista, pena que não possam sentir o cheirinho e degustar um pedacinho.


Julgo que as fotos falam por si...



Observações:
A massa fica bastante pegajosa, é mesmo assim, tem um elevado grau de humidade. 
Trabalha-se com as pontas dos dedos engordurados. 
Depois de levedar a primeira vez, coloca-se sobre um papel vegetal enfarinhado (já sobre o tabuleiro em que irá ao forno), e vai-se esticando batendo com as pontas dos dedos até ter uma forma quadrangular. 
Decora-se com a alecrim e o tomate cherry e salpica-se com sal grosso. Depois volta a levedar.


Um pão cheio de sabor, onde se destaca o travo do azeite.
Ambos ficaram muito bons, gostei especialmente do de alecrim.


A máquina de fazer pão é uma excelente aliada na minha cozinha, tenho um modelo bem baratinho (do LIDL), mas que me tem garantido excelentes resultados.


Estejam à vontade para provar.
Levem no cesto para o vosso piquenique, garanto que será um sucesso.

21 comentários:

  1. Lenita,
    eu levo um pedaço para casa (com a receita junto). Gosto demais do cheiro do alecrim. Bela realização.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Tengo que prepararla en estos días, se ve deliciosa con estos ingredientes.Gracias

    ResponderEliminar
  3. A foccacia típica italiana é realmente uma delícia! Gostei de ambas as versões que apresentas, lindas e certamente super apetitosas!

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho andado a adiar a minha primeira foccacia, mas acho que é desta que ponho as mãos na massa!
    Acho mesmo que tens um dom para tudo o que seja massas de pão, Lenita! Ficam sempre tao lindas! E sabes uma coisa? Fecho os olhos e consigo sentir os aromas e o sabor dessa foccacia!!
    É bom ter te de volta!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que grande coincidência, hoje andei à procura de receitas para fazer focaccia :) Não tenho máquina de fazer pão, vou ter de usar as mãos.

    ResponderEliminar
  6. levei a receita comigo pois adorei... ficou fantastica

    ResponderEliminar
  7. Que delicia Lenita!
    Pena mesmo, não podes saborear e cheirar estas maravilhosas foccacias!
    Levo uma fatia de cada. ;)
    Beijinho

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Ficou maravilhosa essa massa! Levei a receita, Lenita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Lena ;)
    Eu tenho mesmo que comprar essa MFP, que delícia, é uma excelente aliada, simplifica o trabalho !
    As foccacias estão irresistíveis, com sabores que nos levam mesmo a viajar até Itália!! Obrigado pela partilha. beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Lenita, tudo bem?
    Hummmmmmmmm....que aroma maravilhoso, ficaram lindas
    e tentadoras, as fotos estão perfeitas!

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Uma deliciosa viagem, que farei questão de acompanhar, sem dúvida!

    Adorei as duas versões, e não posso esperar para experimentá-las!

    ResponderEliminar
  12. Ainda ontem tive para fazer uma mas nao tinha alecrim...

    Tenho que fazer...

    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  13. Oi Lenita, sempre faço pães mas ainda não me aventurei nas foccacias.Fiquei com vontade.Arrasou.Beijos querida, tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  14. adoro focaccia e já fiz uma versão parecida com estas duas, numa só hehe uma delícia :)
    beijinho**

    ResponderEliminar
  15. Lenita!
    Ficaram perfeitas as focaccias :)
    Adoro a cor do miolo, escuro, e os cherrys e o alecrim a perfumar.
    É de levar e ir já fazer um piquenique!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Lenita.
    Os seus pães são sempre motivo de dar água na boca. Ficam tão lindos e bem recheados, além de uma cor sem igual.
    Adorei estas foccacias, que para não contrariar ficaram super apetitosas e bem retratadas nestas fotos que dão água na boca.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Querida Lenita,

    estou como tu! A MFP cá por casa tornou-se uma verdadeira aliada!! A tua foccacia ficou perfeita!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Querida lenita,
    Pode vir uma fatia de cada, pois adoro as duas combinações e adoro focaccia!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  19. já experimentei fazer focaccia e fica deliciosa. vou seguir as tuas sugestões tb!

    ResponderEliminar
  20. Oi,eu sei o que é delicioso,porque já comi foccacia de vários tipos e te digo que é realmente deliciosa.Moro na Italia e adoro a focaccia.Abraços

    ResponderEliminar