sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Gelado de Figos e Vinho do Porto

Um gelado porque sim!
Porque hoje ainda é verão!


Ingredientes:
12 figos maduros;
400 ml de natas;
100 ml de vinho do Porto;
 80 ml de açúcar.


Execução:
Descascar os figos e tritura-los bem.
Bater as natas até estarem bem firmes.
Envolver o açúcar, os figos e o vinho do Porto.
Colocar no congelador e mexer algumas vezes durante o processo de congelação, ou  verter para a sorveteira e seguir as instruções da mesma (esteve cerca 40 minutos e foi ainda bem macio para o congelador).
Por causa do vinho este gelado leva mais tempo a congelar.
Regei com doce de figo, no qual misturei vinho do Porto.
Servi sobre figos frescos.


Despeço-me do verão e dou as boas vindas ao outono, espero que ainda traga muitas tardes quentes... espero ainda voltar  à praia!


Este gelado foi servido com o bolo de noz,  é tão bom, tão bom... só mesmo comendo.
Quando finalmente fui fotografa-lo... ah! A caixa estava quase vazia, que susto! Pensei que não ai conseguir sequer fazer uma bolinha... mas sempre deu!


27 comentários:

  1. Uau Lenita!!! Uma verdadeira tentação!!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que delicia! tudo o que leva figos fica muito bom, bjs.

    ResponderEliminar
  3. Olá Lenita,
    Que o outono, primavera aqui sejam bem vindos.
    Chegaram recepcionados com sorvetes, esse delicioso de figo com vinho de Porto, que combinação maravilhosa, adorei.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  4. ADORO FIGOS E TENHO COMIDO BASTANTES POR ISSO NÃO SOBRA PARA GELADOS.
    MAS ESSE DEVE TER FICADO UMA DELICIA.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Que delícia adorei e que linda apresentaçào,bom final de semana beijos

    ResponderEliminar
  6. Querida Lenita,
    que capricho, ficou perfeito!

    Beijos e ótimo fds!

    ResponderEliminar
  7. Olá Lenita: este gelado é tão diferente e com figos nunca experimentei. A apresentação está maravilhosa e é uma excelente maneira de te despedires do verão e de dares as boas vindas ao outono.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Gelado de Vinho do Porto e Passas é dos que mais gosto. Este teu com figos parece-me uma Tentação Sobre (a minha ) Mesa! Vou levar a receita. Não tenho a maquineta, mas sou capaz de me tentar na mesma... Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  9. A este não resisto! Adoro figos e recebi uns absolutamente maravilhosos de doces, acho que os vou transformar num gelado. Estou a ver que aí em tua casa há muitos gulosos :p

    ResponderEliminar
  10. Olá Lenita

    Adorei a tua sugestão de gelado, mais uma deliciosa receita.

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Boa noite Lenita!

    Pensou que eu não viria aqui ver essa lindeza?
    Demorei mais que devia, tbm pudera, aqui chovia.

    Fiquei sem internet, quase perdi tanta delicadeza.

    Como admiro seu trabalho!
    Ato falho, sua arte.

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Que bonito! Uma óptima forma de nos despedirmos do Verão! Que óptimos ingredientes!

    ResponderEliminar
  13. Lenita amiga.
    Estava esperando ansiosamente este sorvete,já que adoro figos e lógico vinho do porto. Só não esperava que fosse essa loucura de sorvete. Amiga você me deixou extasiada!!!!Não sei se gostei mais da receita ou das fotos lindissimas que me deixaram com mais vontade ainda.Não preciso dizer qual vai ser a sobremesa deste fim de semana, né!!
    Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
  14. Hmmmmm gelado de figo, deve ser surpreendentemente delicioso!!
    E ainda para mais, servido com bolo de noz, ohhhhh que bom. :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Divinal!
    Saboroso de certeza!
    Servido com figo deve ser uma loucura.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Eres realmente buena eligiendo sabores y recetas, me fascina este helado que nos presentas.
    Besos y feliz fin de semana.

    ResponderEliminar
  17. Deve ser tão bom! Já estou a salivar :)

    Beijinhos

    cookaddiction.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Felizmente que ainda foste a tempo de fotografar e partilhar esta delíca=) Um gelado com sabores diferentes, que combinam na perfeição=)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Helena, tu realmente não paras de nos surpreender! Sou perdida por figos, mas gelado de figos foi coisa que nunca me passou pela cabeça! Excelente criação! beijinho*

    ResponderEliminar
  20. Lenita, aguardava em pulgas por esta tua promessa :)
    Um gelado maravilhoso! só fiz frozen yogurt de figo, uma receita da Gasparzinha e adoro. Imagino este teu, a sua riqueza e cremosidade, com o toque do vinho do porto, que coisa mais boa!!!
    E fica tão bem com bolod e noz :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Lenita,
    Que delicia como sempre deve ser ótimo.
    Hoje fiz doce de Figo :) com uma bolinha do teu gelado ia bem :))
    Bom domingo e beijo

    ResponderEliminar
  22. Ficou lindo! Não gosto de figos mas mesmo assim comia uma bolinha hehe. Pelo outro lado, adoro vinho do porto por isso...não resistia! :D

    ResponderEliminar
  23. Lenita,
    O teu gelado esta com um aspeto de comer w chorar por mais... Imagino o sabor que deve ter ficado com o toque do vinho do Porto, a apresentacao esta linda.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Que maravilha de gelado e que sabores maravilhosos!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  25. Me encanta tu receta de helado amiga, ese toque de vino de Oporto es decisivo.
    Felicidades y un beso.

    ResponderEliminar
  26. Um gelado invulgar e delicioso decerto !
    Até porque adoro o sabor requintado do figo !
    E o toque do Vinho do Porto dá-lhe a sublimação final !
    Adorei !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Tenho de dizer: nota 10. Já guardei esta receita nos favoritos. Figos, gelado e vinho do porto? Nasceram para estar juntos.

    ResponderEliminar