sexta-feira, 13 de abril de 2012

Brioche

Não me dou bem com ele, com o Pequeno Almoço!
Só se for pequenino e breve, rápido porque a Cama é uma ciumenta e prende-me  até ao último momento, quando finalmente me consigo libertar ouço os seus gritos clamando por mim!
Por isso não me entendo com o Pequeno Almoço, passo por ele sempre a correr, mal lhe dou os "bons dias". Ele diz que sou antipática, que não lhe preto atenção...
Tudo vai mudar amanhã!
Este brioche vai estar com ele, à minha espera e eu espero render-me aos seus encantos!
Isto se não me der uma fominha malandra mesmo, antes de ir para ter com a Cama.

A forma dada e este brioche vi no blogue da Beth, fiz uma receita algo diferente.


Ingredientes:
500 g de farinha para pão brioche;
100 g de manteiga
1 ovo 
3 gemas (mais 1 para pincelar);
3 colheres de sopa rasas de açúcar;
160 ml de leite;
1 colher de café de sal;
13 g de fermento de padeiro;
queijo fatiado;
fiambre fatiado;
farinha tipo 65 (para trabalhar a massa e para a bancada);

Execução:
Colocar a farinha de brioche num recipiente e abrir uma cova. 
Desfazer o fermento de padeiro em 20 ml de leite morno. 
Adicionar à farinha, o ovo e as gemas batidas, a manteiga amolecida, o leite, o açúcar e o sal. Juntar o fermento e bater tudo com as varas da batedeira durante uns 10 minutos.
Embrulhar o recipiente numa manta e colocar no forno aquecido a 38º, durante 1 hora.
Findo esse tempo deitar a massa sobre uma bancada enfarinhada e amassar, ir juntando farinha à bancada até que a massa se desprenda e fica lisa e homogénea. 
Voltar a colocar no recipiente e colocar novamente embrulhada no forno tépido. 
Deixar levedar 2 horas.
Findo esse período a massa cresceu e está pronta a ser trabalhada, (retirei um terço e reservei para fazer um brioche simples), colocar sobre a bancada enfarinhada, e com o rolo (enfarinhado) estender. É uma massa fácil de ser estendida , deve ficar fininha. Cobrir com as fatias de fiambre e sobrepor o queijo. Aparar os bordos e juntar as sobras à massa que se reservou. Enrolar como se fosse uma torta.
Cortar fatias trapezoidais e dispor numa forma (ou tabuleiro) barrada com manteiga e enfarinhada.
Pincelar com gema de ovo e levar ao forno, pré-aquecido a 170.º durante cerca de 40 minutos. Para não tostar o ovo demasiado rápido protegi com uma folha de alumínio, que retirei 10 minutos antes do termo da cozedura.
 Aqui está o resultado!
Com outro terço da massa que se reservou, moldam-se seis bolas, dispõem-se na forma, ou tabuleiro em circulo deixando algum espaço entre elas.
 Aqui está, uma flor brioche!
 Da próxima vez irei utilizar fatias de fiambre e queijo um pouco mais grossas!
Simples ou com manteiga... que bom!

5 comentários:

  1. Eu sou como tu... pequeno almoço nem vê-lo.

    Por isso acho que amanhã vou tb mudar e vou até a tua casa comer um bocadinho;)

    Bjinhos

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  2. Lenita, que delicia ! Tenho de experimentar esta !
    Bom domingo.
    Bjinhos
    Anabela

    ResponderEliminar
  3. eu tb adoro estar na cama mas nao posso o pequeno almoço tenho mesmo que o fazer pois eu era como tu até um dia que predi os sentidos e o médico dise-me que era porque eu saltava o pequeno almoço por isso agora faço um esforço e tmo a tua brioche esta 5* bjs

    ResponderEliminar
  4. Ao contrário de ti eu adoro o pequeno-almoço, e tenho mesmo que o tomar antes de sair de casa pois não consigo ficar muito tempo sem comer.
    A tua sugestão é o máximo, que maravilha!

    ResponderEliminar
  5. Eu não dispenso pequeno almoço, apesar de haver dias que ando imenso tempo sem comer porque me esqueço de o fazer, normalmente como muito e bem ao pequeno almoço, posso não comer ao almoço ou jantar mas pequeno almoço tem de ser..E com estes brioches é o meu pequeno almoço preferido sem dúvida pois está com um aspecto delicioso..beijinhos

    ResponderEliminar