quarta-feira, 11 de abril de 2012

Arroz de Tofú e Espigos

Esta receita vegetariana, foi-me oferecida pela minha amiga Alexandra M.,  para além de saborosa é muito saudável. Boa para compensar todos os excessos cometidos neste dias de Páscoa!

Ingredientes:
350 g de tofú fumado;
1 cebola grande;
1 tomate maduro;
3 dentes de alho;
molho de soja q.b.
talos de coentros;
1 molho de espigos (ou netos; grelos de couve galega);
1 chávena de arroz carolino;
azeite;
sal com ervas aromáticas.
Tofú fumado
Execução:

Num tacho deita-se a cebola  picada até encher o fundo. Junta-se um tomate bem maduro (ou tomate pelado de lata).  Corta-se o tofú em cubinhos e espalha-se no tacho. Tempera-se com alho cortado fininho (ou em pó); rega-se com um pouco de molho de soja, azeite e tempera-se com o sal com ervas aromáticas (ou então com ervas aromáticas a gosto).
Leva-se ao lume, no mínimo e deixa-se apurar um bocadinho, sem fritar.  Vai-se  acrescentando água aos poucos, deixando fervilhar até que se tenha água suficiente para ficar um arroz "maladrinho" (cerca de 3 chávenas).  Juntam-se os espigos, os talos de coentros e logo de seguida o arroz.  Ferve, no mínimo e um pouco antes do arroz estar aberto, desliga-se acabando de cozer tapado.

Distrai-me um pouco e enxugou mais do que desejava. Este arroz é mesmo assim, um malandro!

5 comentários:

  1. Hummm... que arroz maravilhoso amiga, jà tenho saudades de comer um arrozinho igual a este fiquei salivando!

    Parabens ficou 5*

    ResponderEliminar
  2. NUNCA COMI TOFU MAS NESSE ARROZ ACHO QUE ERA UMA EXCELENTE PRIMEIRA VEZ.
    ESTA UMA MARAVILHA.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Estou sempre à procura de novas receitas com tofú, adoro, mas acho que tem de ser muito bem feito. Esta receita parece-me óptima!

    Convido-a a tornar-se minha seguidora, vou postando várias receitas vegetarianas que espero serem do seu agrado :)

    Nicole

    ResponderEliminar
  4. Lenita, ando tentada a provar a tofu, mas... acho que não vou gostar.
    Lembro-me sempre do dia em que provei leite de soja... detestei.
    Mas esta sua receita tem um aspecto delicioso, talvez tofu tenha um sabor agradável.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Selena, há coisas que não se podem descrever, é mesmo preciso provar! o tofú não sabe a leite de soja, nem nada que se pareça! Este fumado lembra ligeiramente o fiambre fumado. Na verdade o sabor do tofú é neutro e vai absorver os aromas dos temperos e demais ingredientes que cozinharem com ele.

      Eliminar